Economia Circular

Economia circular é um modelo econômico reorganizado focado na coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. É um conceito estratégico que se assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e  renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.

 

Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a Economia Circular promove um modelo econômico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e econômica (capacidades e atividades produtivas) mas que também requer igualmente enquadramento social e institucional (incentivos e valores).

 

A Economia Circular ultrapassa o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando uma ação mais ampla, desde do redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos (“circulando” o mais eficientemente possível produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos). Visa assim o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, radicados em ciclos idealmente perpétuos de reconversão a montante e a jusante. Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Como todo conceito disruptivo, não acontece sozinho e de forma independente. Estruturas integradas, que na maioria das vezes transcendem as próprias organizações são necessárias, e sua integração e bom funcionamento são a chave do sucesso de tais projetos. A criação e consolidação tais estruturas que permitirão a implantação de ciclos fechados são o desafio que as empresas que querem estar inseridas nesse conceito terão que enfrentar.  A Plataforma E2 está pronta para ajudá-los com estes desafios.

Veja todos os serviços:

Economia Circular

Curadoria & Conteúdo

Compliance & Advocacy 

Estratégia & Gestão Ambiental

© 2018 por Plataforma E2 - Projetos & Sustentabilidade 

Orgulhosamente criado com Wix.com

Siga-nos nas redes sociais

  • White LinkedIn Icon